Projeto "Eu quero a minha carteira de identidade" leva cidadania a crianças e adolescentes

15/07/2010 12:57

 

Notícia publicada em 12/07/2010 15:15

 

O Tribunal de Justiça, através da 1ª Vara Regional da Infância, da Juventude e do Idoso de Madureira, promove, de hoje, dia 12, a quarta-feira, a segunda fase do projeto “Eu quero a minha carteira de identidade”, contribuindo, assim, para garantir efetivamente a cidadania a cerca de 150 menores. Este ano, o projeto atenderá 53 jovens excepcionais, sendo que 27 são acamados, portadores de deficiência neurológica crônica.

 Segundo a juíza Monica Labuto Fragoso Machado, responsável pelo projeto, a idéia é promover a identificação civil das crianças e adolescentes que estão abrigadas em entidades de acolhimento na área de abrangência da Vara Regional.

 “O primeiro passo foi levantar quais crianças acolhidas não tinham a certidão de nascimento original, para providenciarmos a segunda via. Vencida esta etapa, procuramos alguns parceiros como o Detran, a Coca-Cola e o Supermercado Guanabara, que doaram lanches e almoço”, explicou a magistrada. O Detran é o responsável por viabilizar os documentos.

 Nos dois primeiros dias, a sede do evento é a Obra Social Dona Meca, que por ser uma instituição de maior porte, está apta a atender crianças de dez abrigos. Na quarta-feira, o atendimento acontecerá no Lar Maria de Lurdes, exclusivamente para os pequenos que estão acamados. Uma equipe do Detran foi deslocada para essas unidades e, junto com técnicos do comissariado de menores, está tornando a cidadania uma realidade para esses jovens.

Enquete

Você gostou do nosso site?

Sim (154)
66%

Nao (79)
34%

Total de votos: 233